sábado, 21 de junho de 2008

PUC RUNNERS na Revista Veja Rio

Fotos Fernando Lemos
Vânia e Mendonça: maratonas em Nova York, Londres e Chicago

Veja também
O mapa das três provas
Ponto de encontro de atletas profissionais e amadores, a Maratona do Rio – e suas duas provas coadjuvantes, a Meia Maratona e a Family Run, esta com 6 quilômetros de distância – vai levar às ruas da cidade, no próximo domingo (29), uma multidão de corredores: há 13 000 inscritos, que farão trajetos pela orla carioca, entre o Recreio e o Aterro do Flamengo. Com percurso de 42 195 metros, a maratona figura entre os destaques do calendário esportivo brasileiro. Primeiro grande evento após a confirmação da candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, ela conta com uma expressiva presença estrangeira, atraída pela beleza do trajeto e uma premiação de 200 000 reais. A organização calcula que em torno de 1 200 competidores de outros países vão disputá-la. Já estão confirmados atletas canadenses, alemães, americanos, sul-africanos e suecos.
Fábio Motta/Agência Estado
Maratonistas na Avenida Niemeyer: beleza e bons prêmios atraem corredores estrangeiros

Anualmente acontecem pelo menos 35 corridas nas ruas da capital, reunindo perto de 100 000 adeptos. Em 2007, a maratona teve 12 000 participantes. Neste ano, cresceu em torno de 10%. "Os cariocas não gostam de se exercitar em lugares fechados, com música alta", explica Lauter Nogueira, treinador e comentarista esportivo. "Minha academia é ao ar livre e tem o tamanho da Lagoa Rodrigo de Freitas", brinca. Nogueira começou a treinar no início dos anos 80, logo depois da primeira edição da Maratona do Rio, em 1979. Mas foi na virada do século que as corridas de rua ganharam força. "Virou moda mesmo", afirma João Traven, diretor técnico da prova. "Vejo pessoas que jamais imaginaria competindo."

Quem circula cedo pela orla de Ipanema ou pela Lagoa vê mais de uma dezena de tendas que servem de ponto de apoio para grupos de corredores que se formam a cada dia. Elas oferecem assessoria técnica dada por professores e fisioterapeutas, colchões para alongamento e água para seus associados. Criada há um ano e meio, a PUC-Rio Runners, coordenada pelo personal trainer Marcius Duarte, orienta até seis treinos por semana para cerca de sessenta pessoas. "Nossos exercícios são individualizados", conta. "Acompanhamos o histórico de saúde e atividade física e anotamos as corridas numa caderneta, para que possamos sempre indicar o melhor treino."

Equipe Puc-Rio Runners: treinos na Lagoa e em Ipanema

Viajar para correr é um hábito que está se tornando comum entre os atletas mais abonados. O casal formado pelo advogado Paulo Mendonça e a dentista Vânia Wong planeja suas viagens de acordo com o calendário de corridas. Depois das maratonas de Nova York e Londres, em outubro eles irão à de Chicago. No ano que vem, sonham em correr pelas ruas de Berlim. "De todas, a mais bonita é certamente a do Rio. Estamos acostumados com a temperatura, e a parte difícil da prova, por volta dos 25, 30 quilômetros, fica no Leblon", afirma Mendonça. "Correr no Elevado do Joá é indescritível", completa Wong. "Aqui só falta o clima de festa que existe em Nova York."

Indique esta matria para um amigo

1 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

-------\\\\|/---------
------(@@)-------
-ooO--(_)--Ooo-
Olá amigo Marcius boa noite, meus parabéns também a todos da Equipe Puc Runners por completar mais um desafio na ECO RUN, vi várias fotos e a Monikinha não correu. Cara também lhe parabenizo pela sua equipe sair na Revista Veja é isso ae, isso é um fruto do trabalho de vcs. Também eu vou de maratona se for nós se encontramos lá.
Bom domingo e boas passadas.
Um abraço,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com